JORNAL TERESINA NEWS
loading...

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Polos magnéticos da Terra ‘podem estar prestes a se inverter’ – e os primeiros sinais estão aí

Imagem: NASA
Os polos magnéticos da Terra podem estar prestes a se inverter pela primeira vez em 786 mil anos – e os primeiros sinais podem estar visíveis numa “anomalia” sob a África do Sul.
Se os polos se inverterem, as bússolas irão apontar para o sul – e isso acabará tendo um impacto significativo na rede elétrica da Terra, embora não seja provável que a “inversão” ocorra imediatamente.
De acordo com pesquisadores da Universidade de Rochester, uma “anomalia” na África do Sul pode ser a chave para prever a próxima inversão – num local profundo, abaixo do solo, onde as bússolas apontam para o sul.
O professor John Tarduno, da Universidade de Rochester, disse: “Há um ponto de polaridade invertida sob o solo no sul da África, na fronteira entre o núcleo e o manto, onde o núcleo externo do ferro líquido se encontra com a parte mais rígida do interior da Terra”.
“Nesta área, a polaridade do campo é oposta ao campo magnético global médio. Se fôssemos capazes de usar uma bússola nas profundezas deste local, poderíamos ver que o norte, na verdade, aponta para o sul”.
“Acreditamos que estes pontos invertidos no núcleo crescem rapidamente, e depois diminuem com uma maior lentidão. Ocasionalmente, um ponto pode se tornar grande o suficiente para dominar o campo magnético do Hemisfério Sul, causando a inversão dos polos”.
“A ideia convencional por trás das inversões é de que elas podem começar em qualquer lugar do núcleo. Nosso modelo conceitual sugere que talvez haja locais especiais na fronteira entre o núcleo e o manto, que promovem as inversões”.
Mas antes que você comece a pensar em como sobreviverá a esta mudança, é importante saber que é improvável que isso aconteça imediatamente. Os cientistas preveem que a “inversão” ocorrerá durante os próximos dois mil anos.
Magnetic field that extends from the Earth's inner core to where it meets the solar wind
Also called magnetic field of Earth
Earth's magnetic field, also known as the geomagnetic field, is the magnetic field that extends from the Earth's interior out into space, where it meets the solar wind, a stream of charged particles emanating from the Sun. Its magnitude at the Earth's surface ranges from 25 to 65 microteslas. Roughly speaking it is the field of a magnetic dipole currently tilted at an angle of about 10 degrees with respect to Earth's rotational axis, as if there were a bar magnet placed at that angle at the center of the Earth. The North geomagnetic pole, located near Greenland in the northern hemisphere, is actually the south pole of the Earth's magnetic field, and the South geomagnetic pole is the north pole. 
…More
Part of:
Sources:
 
NASA, Wikidata, and Wikipedia. Show details 

Nenhum comentário:

Postar um comentário