JORNAL TERESINA NEWS
loading...

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Teori autoriza abertura de inquérito contra Dilma, Lula e dois ex-ministros

POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR/BA
POR : ESTADÃO

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a abertura do inquérito contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dois ex-ministros do governo da petista.
A informação foi adiantada pelo Estadão, com base em fontes que têm acesso à investigação. O caso é mantido sob extremo sigilo no STF.
O despacho do ministro foi assinado na segunda-feira (15) e autoriza a realização de diligências no caso.
A publicação recorda que, em junho, Teori encaminhou de volta ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o pedido de investigação feito pelo Ministério Público. O ministro havia dito ao procurador-geral que tinha anulado a gravação em que Lula e Dilma conversavam sobre a entrega do termo de posse do petista como ministro da Casa Civil. A conversa entre os dois indica, segundo Janot, tentativa de obstrução de justiça.
A presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e também os ex-ministros Aloizio Mercadante e José Eduardo Cardozo, serão investigados pela PGR por suposta tentativa de atrapalhar as investigações da Lava Jato. O pedido de investigação foi encaminhado ao STF em maio.
A autorização de Teori permite que PGR e Polícia Federal (PF) conduzam investigações com objetivo de conseguir provas de que houve tentativa de obstruir a Lava Jato. Depois da fase de diligências, a PGR poderá pedir o arquivamento da investigação, caso julgue que não há indicativos concretos de crime, ou então oferecer uma denúncia ao STF, isto é, uma acusação formal

Nenhum comentário:

Postar um comentário