JORNAL TERESINA NEWS
loading...

terça-feira, 26 de abril de 2016

Piauí tem 54 casos suspeitos de Influenza A H1N1, com nove mortes

POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR BAHIA
FONTE : G 1 PIAU I/ INSTITUTO ADOLFO LUTZ SP

Amostras coletadas em pacientes com óbito estão sendo examinadas em SP.
Campanha de vacinação contra a Influenza inicia dia 30 de abril.


Secretaria de Estado da Saúde do Piauí notificou 54 casos suspeitos da Influenza A H1N1, sendo que 47 deles de pacientes residente Piauí e os demais provenientes do Maranhão. Os dados, atualizados nesta segunda-feira (25), mostram também que já foram registrados nove óbitos.A maioria dos casos (30) ocorre no público feminino, correspondendo a 55,6% do total, enquanto 24 casos acometeram pessoas do sexo masculino, com 44,4%. Todos os casos notificados tiveram amostras coletadas para realização de exames laboratoriais.

Segundo a coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, esclarece que as amostras coletadas dos pacientes com óbito no Piauí foram enviadas para Sao Paulo. "As amostras estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e ainda encontram-se em investigação epidemiológica, aguardando resultado laboratorial. Acredita-se que a demora no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos no país”, disse.

Campanha de vacinação
A campanha de vacinação contra a Influenza inicia dia 30 de abril, seguindo até o dia 20 de maio. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde.

No Piauí, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses. A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário