JORNAL TERESINA NEWS
loading...

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Empresas vão parar 
de vender refrigerantes 
em escolas

POR WALDIR JUNIOR DE SALVADOR/BA

FONTE: LEIA JÁ

As gigantes do setor de bebidas Coca-Cola Brasil, Ambev e Pepsico Brasil vão deixar de vender refrigerante em escolas para crianças de até 12 anos.
Com o acordo entre as empresas, serão comercializados nas escolas apenas água mineral, suco com 100% da fruta, água de coco e bebidas lácteas que atenderem aos critérios nutricionais específicos. 
De acordo com as companhias, o novo portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas.
Em nota enviada a imprensa, as empresas dizem que “a obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução”. 
No texto, as empresas também ressaltam que crianças abaixo de 12 anos não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo.
A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças, de acordo com as companhias. 
A nova política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Quanto às demais, que se abastecem em outros pontos de venda como supermercados e redes de atacado, haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes para unirem à iniciativa.
As três companhias também estão negociando com a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) para que as diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.
Diretrizes – Em maio deste ano, a ABIR divulgou uma série de recomendações para o setor de bebidas nas áreas de marketing e publicidade para crianças.  
Nas diretrizes, os associados se comprometiam a não fazer comunicações de marketing em escolas com crianças abaixo de 12 anos, exceto quando acordado ou solicitado pela administração da escola para propósitos educacionais ou esportivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário